Movimento Ficha Verde e PAN Sauim realizam dia de mobilização pelo sauim-de-coleira

Em prol da criação de um corredor ecológico, que conecta as áreas de floresta remanescentes na cidade de Manaus, o movimento Ficha Verde e o PAN Sauim realizaram uma campanha para pressionar o prefeito Arthur Virgílio e um dia de mobilização para marcar a cidade, com graffiti e música.

No dia 5 de dezembro de 2015, um dos maiores muros da Av. Efigênio Sales se tornou pano de fundo para um graffiti em homenagem ao macaco sauim-de-coleira. O evento no Facebook contou com mais de 100 pessoas confirmadas. A ação faz parte da campanha ”Eu apoio o Corredor Ecológico do Sauim”, lançada pelo Movimento Ficha Verde e PAN Sauim. A proposta da campanha foi mobilizar a cidade de Manaus sobre a importância da preservação das áreas de floresta que restam na cidade para a preservação da fauna, da flora e para a qualidade de vida da população.

O símbolo da campanha é o macaquinho sauim-de-coleira, uma espécie que ocorre exclusivamente na região dos municípios de Manaus, Rio Preto da Eva e Itacoatiara.

Quase 20% dos primatas brasileiros constam na Lista Oficial das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção. Destes, dez são considerados criticamente em perigo de extinção, a categoria de mais grave risco, e entre eles está o sauim-de-coleira (Saguinus bicolor).

Desde a década de 1970 estudos têm evidenciado uma redução significativa na área de ocorrência e no tamanho das populações dessa espécie. Isto se deve em grande parte ao crescimento populacional humano e, sobretudo, à expansão desordenada das áreas urbanas.

A maior parte das populações do sauim-de-coleira pode desaparecer em poucas décadas se ações não forem tomadas para mudar esse cenário. A ação defendida pelo grupo é a criação de um corredor ecológico conectando diversas áreas verdes da cidade, com a implantação de passagens de fauna e com maior planejamento da expansão urbana.

A campanha também consiste em uma ferramenta online onde qualquer cidadão pode apoiar a inciativa mandando um e-mail direto para o prefeito de Manaus. No dia 16 de dezembro de 2015 uma comissão entregou uma proposta técnica de criação do Corredor Ecológico ao secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Manaus.

A partir daí, foi designada uma comissão interna à Secretaria para analisar a proposta, que foi apresentada ao prefeito nas semanas seguintes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: