Movimento Ficha Verde participa de ato em prol do tombamento do Encontro das Águas

No último sábado, dia 20, alguns movimentos sociais e ambientalistas realizaram, no Porto do Ceasa, na Zona Sul de Manaus, um ato simbólico em prol do tombamento do Encontro das Águas como patrimônio cultural e natural da Amazônia.

A ação foi realizada entre o Movimento Ficha Verde, SOS Encontro das Águas, Fórum das Águas e outros. O tombamento do Encontro das Águas foi feito há mais de 10 anos, mas até hoje não foi homologado em virtude de ações que estão no Supremo Tribunal Federal (STF) e são contra o tombamento.

As ações envolvem uma empresa que pretende construir um terminal de cargas na região que, se aprovado, pode prejudicar o meio ambiente e a vida das pessoas que vivem no local.

“O Encontro das Águas é patrimônio do povo da Amazônia. Vamos conservar. Neste Dia Mundial da Água, queremos dizer sim à natureza, sim às águas e não ao Porto, que estão pensando em implantar aqui no Encontro das Águas. Os povos ribeirinhos são os verdadeiros proprietários deste patrimônio”, reforçou o educador e ativista ambiental, Valter Calheiros, membro do SOS Encontro das Águas e um dos organizadores do movimento.

Durante o ato, o grupo realizou manifestações com palavras de ordem e mostrou faixas no Porto da Ceasa, e também dentro de barcos, no Encontro das Águas.

“O Movimento Ficha Verde se uniu com outras entidades em defesa do tombamento do Encontro das Águas, que está sob ameaça devido à processos que estão no STF”, explica o secretário-executivo do Ficha, Pablo Ítalo.

O ato no sábado ocorreu com poucas pessoas e foi realizado respeitando todos os protocolos de prevenção e distanciamento. Além disso, durante a ação também foi realizado um ritual de bênção das águas.

Crédito: Aguilar Abecassis

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: